Erros a evitar e sugestões de melhoria que podem fazer de ti uma negociadora exímia.
Se existe algo que tem mudado radicalmente no mundo atual é o aumento do número de mulheres nas mais diferentes áreas. No meio desportivo, científico, social, tecnológico, financeiro, empresarial, ou no ensino, a figura feminina tem conquistado espaço e destaque.
Contudo, em pleno século XXI, muitas mulheres ainda não sabem como reconhecer o seu valor, e pelo simples facto de serem mulheres, muitas ainda se sentem constrangidas a pedir aumento de salário, ou a atribuir um preço ou valor à sua atividade.
Este é um paradigma a alterar! Uma vez que a mulher já conquistou o seu espaço, chegou a hora de conquistar o seu valor.
É por isso que negociar é crucial. Descobre a arte da negociação.
O que é preciso para que uma pessoa aprenda a negociar
A grande dificuldade que muitas mulheres enfrentam na arte da negociação é não entender o que é preciso para que possam iniciar esta trajetória. As mulheres sentem-se inseguras porque não são incentivadas a negociar.
A vida é uma série de negociações
Negociamos em nossas vidas TODOS os dias.
Ter as ferramentas para negociar vai ajudar-te a comunicar com mais clareza e obter melhores resultados tanto na tua vida profissional quanto na tua vida pessoal.
Sabias que as mulheres que negoceiam CONSISTENTEMENTE os seus salários, ganham mais do que as mulheres que não negoceiam?
Há estatísticas de recrutadores que indicam que 80% dos candidatos que negoceiam, causam uma impressão muito melhor do que os candidatos que não negoceiam e simplesmente aceitam a oferta de emprego que lhes é apresentada.
A mesma coisa acontece quando tens o teu próprio negócio e apresentas o valor dos teus serviços. O teu posicionamento no mercado aumenta.
Apesar desses benefícios, as mulheres ainda hesitam em negociar.
E quando o fazem, as mulheres costumam pedir menos.
Há uma razão pela qual as mulheres não pedem mais.
Sabes qual é?
Muitas vezes, elas enfrentam muito mais rejeições do que os homens.
As mulheres que negoceiam por si mesmas são muitas vezes vistas como mais agressivas e menos simpáticas.
Isso tem a ver com os ESTEREÓTIPOS que temos sobre os homens e sobre as mulheres.
Conhece os estereótipos que influenciam uma negociação
Quando os homens negociam em nome de si próprios, eles são vistos como CONFIANTES, ASSERTIVOS E INDEPENDENTES.
Estes são conhecidos como estereótipos AGENTES.
Por outro lado, esperamos que as mulheres sejam CUIDADORAS, GENTIS E SENSITIVAS.
Estes são conhecidos como estereótipos COMUNAIS.
Até chegar o dia em que possamos quebrar os nossos estereótipos de género mais profundos, vou continuar a compartilhar práticas para que possas fazer melhor o teu trabalho e ter sucesso na tua próxima negociação.
Mesmo que não possas negociar o teu salário, talvez possas negociar férias, ou um horário mais flexível, negociar mais responsabilidade ou menos responsabilidade.
Se tens o teu próprio negócio, aprenderás a negociar melhor o valor dos teus serviços e as tuas condições contratuais, até com os clientes mais difíceis.
Vale à pena negociar, literalmente!
Ideias chave para implementar a mudança:
- As mulheres muitas vezes pedem menos. Habitua-te a pedir mais.
- Estereótipos influenciam a forma como reagimos às mulheres que negoceiam. Tem isso em conta sempre!
- Mulheres que negoceiam seus salários ganham mais do que mulheres que não negoceiam.
- Negociar pode ajudar-te a causar uma melhor impressão. E isso abre muitas portas.
Começa a negociar a partir de agora!
É imprescindível que comeces a negociar o que realmente desejas. Questiona-te sobre o que. Aumento de salário? Aumento de comissão? Redução de carga horária? Um automóvel? Férias?
A arte de negociar melhora a tua imagem pessoal e posicionamento no mercado. Como? Ao negociar mostras a capacidade de argumentar, de raciocinar, e de demonstrar as tuas capacidades e valor.
Mostra que és capaz
Negociar mostra que és uma mulher independente que não estás com medo de enfrentar as situações, sendo forte, lutando pelo que é justo para ti. Negociar é autovalorizar-te e mostrar teu valor perante às outras pessoas. Não deixes que os estereótipos criados ao longo do tempo definam a mulher que de fato tu és. Os homens respondem melhor às mulheres quando elas estão dispostas a negociar. Negoceia por aquilo que queres que mude na tua sua vida.
A única pessoa que pode lutar pelos teus ideais és tu própria, não te esqueças do teu verdadeiro valor.
Se desejas aprender a ganhar mais confiança e criar o teu próprio modelo de liderança, te recomendo a leitura do meu livro Brilhar com Confiança.
E se gostarias de trabalhar em profundidade as tuas competências de negociação, envia-me mensagem privada para agendares uma sessão de diagnóstico de cortesia.
Que nada te impeça de levar o teu negócio ou carreira ao nível seguinte e viver com absoluta liberdade!