
Ao abrir uma empresa, um empreendedor tem a intenção de fazer a diferença oferecendo os seus produtos e sendo um líder.
Ele pretende mudar a vida das pessoas que o cercam, tornando-as mais produtivas e conscientes do processo de trabalho.
No entanto, muitas vezes ele toma decisões pensando serem as “certas” em relação aos seus colaboradores na esperança de salvar o mundo, mas ele acaba perdendo-se de si mesmo.
Podemos notar o resultado disso em muitas empresas:
Líderes exaustos com dificuldade em gerir a vida pessoal e profissional. O seu maior desafio é produzir, liderar e acompanhar os clientes. Cobram-se muito, sem se aperceberem de que por tentarem fazer o bem para todos, acabam fazendo mal a si mesmos.
Em decorrência deste processo, temos colaboradores desmotivados, insatisfeitos e que cumprem apenas as normas da empresa sem paixão. Paixão, um elemento fundamental para aumentar a capacidade produtiva do ser humano.
O trabalho de um líder consciente então não é entrar dentro de uma empresa e acreditar que pode consertar todas as fissuras causadas pelos mais variados processos.
A sua atividade consiste em fazer o seu próprio trabalho de maneira autêntica, satisfatória e que apresente resultados.
Abre-se aí um preceito para que o líder desperte em si mesmo a força mais poderosa.
Essa força, que pode ser denominada de “Eu poderoso” e é capaz não só de trazer motivação para o líder, mas de inspirar a sua equipa.

𝗢 𝗾𝘂𝗲 𝗲́ 𝗮 𝗹𝗶𝗱𝗲𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗰𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲?
A liderança consciente aparece quando um líder decide não ficar restringido pelos paradigmas comerciais convencionais ou confinado aos modelos padrão já conhecidos no mundo dos negócios.
Requer, pelo contrário, vontade de gerar visões, estratégias, ideias e ações que não se enquadrem nos padrões sobre os quais construiu o seu sucesso anterior, mesmo quando está prestes a sair de sua zona de conforto.
A zona de conforto é um problema enfrentado não só pelos funcionários, mas também pelos líderes.
Sair dela pode ser uma experiência desagradável, mas é a escolha requerida para um líder começar a apresentar melhores resultados.
Os elementos que podem fazer com que um líder não saia da sua zona de conforto são:
· Autossabotagem: Começa com aqueles pensamentos “não serei capaz de produzir algo que realmente faça a diferença” “pode ser que não dê certo” “não posso correr este risco”.
· Procrastinação: A procrastinação é responsável pela falta de sucesso da sua liderança e, consequentemente da sua equipa. Faça hoje e não deixe para amanhã, para outro mês, ou para outro tempo.
· Medo de fracassar: O medo do fracasso aparece sempre numa situação nova, que exige uma decisão firme. Melhor fracassar pela tentativa e erro, do que fracassar por deixar de tentar. Siga a máxima “Fail fast” (falha rápido), quanto mais rápido falhar, mais rápido recupera para seguir em frente.
· Alterações de Ego: A liderança deve ser exercida de maneira consciente. Um líder não é servido pela sua equipa, mas serve a todos. A humildade é algo que fará toda a diferença numa liderança consciente e de sucesso. Já passamos daquele tempo onde os chefes eram temidos pelos seus funcionários, até mesmo porque, o conceito de chefia já caiu em desuso há algum tempo, e se não souber diferenciar uma chefia de uma liderança, pode ser que realmente esteja a cometer alguns erros.
· Comparação: A disputa de egos dentro de uma empresa é o que realmente pode minar o sucesso de uma liderança. Como já foi dito acima, ser humilde é uma peça fundamental no quadro de um líder e não pode ser dispensada.
O processo de liderança consciente passa por etapas, não está pronto e acabado, pelo contrário, ele é cíclico e renova-se constantemente.
Estar preparado para isso é dar um passo à frente para o que de fato significa liderança. É sair do casulo e alçar novos voos!
No próximo artigo falarei em profundidade sobre as etapas do desenvolvimento do líder consciente. Não se esqueça de se subscrever à newsletter para o receber em primeira mão!
Na minha perspetiva, elevar o compromisso dos colaboradores, melhorar as suas competências e ser eficaz na obtenção de resultados é um processo de alinhamento entre o indivíduo (o líder), a equipa e a organização.
Entendendo que o alinhamento acontece quando há uma aprendizagem a três níveis:

Deseja a minha ajuda para o alinhamento destes 3 pilares?
Faça a sua aplicação para o meu programa de 𝐂𝐨𝐚𝐜𝐡𝐢𝐧𝐠 𝐄𝐱𝐞𝐜𝐮𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐞 𝐋𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚𝐧𝐜̧𝐚 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞
👉 Agende a sua sessão de diagnóstico de cortesia AQUI

Olá eu sou a Esther Liska,
Especialista em Liderança Consciente e Empreendedorismo Feminino. Atuo com treinamentos corporativos, mentorias e coaching executivo. Autora do livro “Brilhar com confiança” e criadora do programa WEL | Women´s Executive Leadership.