Desde os primórdios que se acredita que o equilíbrio da vida é conquistado através da atração de duas forças de lados extremamente opostos: o Yin e o Yang, o lado positivo e negativo, o lado feminino e masculino.
Independente do género, todos possuímos o nosso lado Yin e Yang. A energia Yin é o lado mais calmo, passivo, interno e feminino de cada ser. É a energia dos afetos, capaz de nutrir e enfatizar os outros. Tanto para homens, como para as mulheres, a energia Yin simboliza o profundo da sua essência e anda de mãos dadas com a sua parte intuitiva.
Já o Yang é a energia considerada masculina e está diretamente ligada com a força do teu eu. Associada ao pensamento lógico e racional, é a força governante, onde está a clareza, a precisão e a capacidade de tomar iniciativa.
O equilíbrio das forças deve ser alcançado em todos os aspectos da nossa vida para que possamos desfrutar da nossa melhor versão.
Existem situações em que homens e mulheres, líderes e empresários, acabam por perder esse equilíbrio, ao negar ou mesmo ao dar preferência a uma energia, mais do que a outra.
Esse desequilíbrio pode fazer com que grandes líderes se sintam pressionados para agirem de determinada forma e poderem ir ao encontro às expectativas de outras pessoas.
Por exemplo, existem mulheres que trabalham em ambientes onde a energia masculina é predominante de forma excessiva, gerando um ambiente insensível, agressivo e arrogante. Todo este cenário pode induzir a mulher a querer explorar mais seu lado ‘masculino’, para que se possa sentir parte da organização.
Há também casos em que homens, após manifestarem as suas energias femininas, como a empatia, vulnerabilidade ou gentileza, podem temer ser vistos como líderes fracos.
Os dois pontos contrapõem-se, no entanto, e já foi comprovado por vários estudos, ao facto de viver em excessos e nos extremos de cada energia pode trazer consequências negativas tanto para a vida pessoal, como para a vida profissional.
Mas afinal, como podemos encontrar este equilíbrio? Deixo algumas dicas:
- Não te preocupes em ser o que os outros esperam que sejas, mas sim em ser tu própria: a vontade de ter a admiração e a aprovação de outras pessoas, pode resultar na perda de equilíbrio.
- Evita medir o teu sucesso pela régua das outras pessoas:Define a tua própria métrica, e procure evoluir e descobrir o que há de melhor em ti.
- Discute menos e aprende a ouvir: ao entrar numa discussão, o teu lado Yang tenta ocupar o espaço Yin. Ao pretendermos forçar os outros a concordar connosco, causamos um desequilíbrio. Procura escutar, e até reservar tempo para reflexão.
- Sê flexível: os taoístas (que defendem a harmonia do Yin e Yang), consideram que os seres mais sábios são aqueles que se adaptam ao momento e são flexíveis.
- Estejas pronto para recuar quando for preciso: Estar disposta a abrir mão de algumas coisas, ou mesmo dar um passo para trás, demonstre sabedoria.
- Procura o autoconhecimento e prima pela simplicidade :A falta de autoconhecimento pode levar a atitudes movidas por desejos e valores alheios, o que nos leva à insatisfação e desmotivação nos negócios.
Tanto homens como mulheres possuem energias femininas e masculinas dentro de si, que devem ser exploradas e cultivadas.
Esta pode não ser uma mudança fácil, mas todos têm a ganhar. Nos negócios, ao cultivar mais o lado feminino, as pessoas são colocadas em primeiro lugar, o que torna os funcionários mais envolvidos e produtivos. Por consequência, a rotatividade de funcionários diminui, reduzindo a necessidade de formação. Mas também é importante utilizar o lado masculino, de forma a mostrar poder de decisão.
Facto inegável é que a teoria taoísta tem ainda muito que nos ensinar. As energias que existem dentro de nós são mais fortes do que podemos imaginar e são capazes de mudar a forma como lidamos com as outras pessoas e isso afeta diretamente a nossa postura no mundo dos negócios.
Após tomarmos consciência e irmos em busca do melhor equilíbrio das forças que há em nós, seremos capazes de atuar de forma ainda mais plena na liderança de organizações, sendo líderes mais completas e autênticas.
E tu?
Qual tem sido a polaridade mais explorada na tua liderança? Como podes começar a desenvolver mais consciência das tuas características naturais e expandir a tua liderança sendo autêntica?
Partilha as tuas reflexões nos comentários, e identifique alguém que considere ser um bom exemplo da utilização do lado feminino e masculino na tua liderança
ESTÁS DISPOSTO(A) A SER UM (A) LÍDER CONSCIENTE?
Conhece aMasterclass “Estás disposto(a) a ser um(a) líder consciente?(Clica no botão indicado no fim deste artigo)
Ideias e conceitos criados para líderes visionários que procuram ativamente criar culturas organizacionais cientes no poder da colaboração e não do domínio. Reconhecendo que as qualidades “femininas” presentes tanto em homens como em mulheres são precisas trazer ao mundo laboral para complementar as qualidades masculinas que tendem ainda a prevalecer.
OBRIGADA POR PARTILHAR este artigo utilizando os botões das redes sociais indicados abaixo!